quinta-feira, 30 de julho de 2009

História do Rock - Anos 60

Anos 60: Iê-iê-iê e transgressão

Anos de contestação e um festival com muita paz e amor


Nos anos 60, a importância do rock não estava mais focada em sua batida dançante e escandalosa, mas sim na contestação e nos protestos ideológicos, que culminaram como a década dos “Anos Rebeldes”.

O marco mais importante desse período foi a estrondosa aparição de quatro jovens de Liverpool nas paradas de sucessos da Europa e Estados Unidos – The Beatles (foto), que tiveram como primeiro hit a música “Love me Do”.

Amante do folk e ativista social, o então também jovem Bob Dylan aparecia como um contestador político, ao mesmo tempo que movimentos pacifistas e manifestações contra a Guerra do Vietnã se espalhavam ao redor do mundo.

Os Rolling Stones, barulhentos e desgrenhados, começavam a agradar os roqueiros insatisfeitos com o jeito cordial e polido de John Lennon e sua trupe. Em 1969, o Festival de Woodstock (foto) torna-se o símbolo dos jovens que buscavam a liberdade de expressão. Sob o lema "paz e amor", meio milhão de pessoas compareceram ao seu primeiro concerto, que contou com a presença de Jimi Hendrix e Janis Joplin.

Conjuntos como The Who, Jefferson Airplane, Led Zeppelin e The Doors também são as revelações desse período.


No Brasil

É nos anos 60 que surge o primeiro sucesso no cenário do rock brasileiro, na voz da cantora Celly Campello (foto), responsável por popularizar as canções “Banho de Lua” e “Estúpido Cupido”, abriu caminho para o nascimento da Jovem Guarda, encabeçada por Roberto Carlos, Erasmo Carlos e Wanderléa, que criaram um repertório de letras românticas em ritmo acelerado, sendo o primeiro conjunto do Brasil que conseguiu a adoração nacional.

Surge também a Tropicália, uma revolução musical promovida pelos baianos Caetano Veloso (foto) e Gilberto Gil, que criaram um novo estilo ao fundirem as guitarras elétricas com os mais tradicionais gêneros da música de raiz nacional.


Também surge uma das bandas mais cultuadas no mundo todo até os dias atuais – Os Mutantes (foto), formado por Arnaldo Batista, Sérgio Dias e Rita Lee, consagraram-se com um estilo musical que misturava desde psicodelia, Beatles, música concreta, erudita e até o samba.

Em junho de 67, é inaugurada a famosa casa de shows Canecão, no Rio de Janeiro, que marca uma nova era – as festas começam a sair dos clubes locais e vão para estabelecimentos específicos, destinados em receber concertos de rock.

Vale a pena ver de novo - Jeitosinha em: Jeitosinha e Arlindo nas mãos de Ets. (Cap. XIV)

Capítulo XIV - Jeitosinha e Arlindo nas mãos dos Ets.


Lentamente Jeitosinha foi recuperando a consciência. Nos primeiros minutos, aquele cenário de ficção científica parecia apenas um sonho estranho. Mas, a medida em que as imagens ganharam contornos e cores é que aflorou em sua mente a lembrança dos últimos momentos no carro.
Um indescritível pânico tomou conta de nossa heroína. Seu grito agudo acordou Arlindo que, como ela, encontrava-se atado a uma chapa metálica, quase verticalmente. A sala estava deserta, mas, minutos depois, duas das criaturas verdes entraram no ambiente. Mesmo sendo de uma espécie muito diferente, Jeitosinha sentiu que aqueles seres estavam muito tristes. Seus enormes olhos revelavam esta condição. Usando um estranho aparelho, que acoplado a boca do extraterrestre funcionava como um tradutor, a criatura que parecia liderar as demais se dirigiu ao casal.
- Creio que lhe devemos explicações...
Jeitosinha e Arlindo estavam paralisados pelo medo.
O homem verde continuou:
- Meu planeta está passando por uma crise terrível. Construímos uma civilização poderosa e avançadíssima. Controlamos toda a nossa galáxia, mas estamos condenados à extinção.
Os rostos curiosos dos irmãos não moviam um só músculo, enquanto o ET narrava sua história. Ele explicou que, por um capricho da biologia que a ciência não conseguiu contornar, estava nascendo em seu planeta um número infinitamente inferior de mulheres, numa comparação com o número dos homens. Pelos cálculos dos cientistas, em não mais que quinhentos anos seu povo terá desaparecido, a não ser que se encontre uma alternativa para se reverter o quadro.
- Numa análise superficial.
Continuou a criatura.
- Percebemos que talvez fosse possível utilizar as terráqueas para gerar nossos filhos. Se a idéia se confirmasse, nossa intenção era a de exterminar todos os homens e levar conosco as mulheres. Minha missão veio a Terra com o propósito específico de analisar a anatomia feminina, abortar ou autorizar a operação.
O homem verde deixou-se desabar numa cadeira, vencido pelo desânimo.
- Mantivemos você sedada por seis horas.
Disse, dirigindo-se a Jeitosinha.
- E descobrimos, depois de estudá-la, que a máquina humana é muito mais complexa do que esperávamos. Vocês, mulheres terráqueas, são bastante parecidas com os homens.
Jeitosinha esforçou-se para não demonstrar sua enorme alegria: ao ser confundida com uma mulher, sem querer ela havia salvado a raça humana da destruição total!
- Vamos libertá-los e partir atrás de outros mundos. Encerrou o ser.
Já de volta ao carro, ainda atônita por aquele turbilhão de emoção, Jeitosinha abraçou seu irmão e inimigo:
- Você entende, Arlindo? Minha vida tem um sentido! O que são nossas rusgas do dia-a-dia diante desta experiência tão avassaladora?
Arlindo afastou Jeitosinha e esboçou um sorriso pálido.
- É, irmã. Foi bom. O dia está nascendo e devemos voltar para casa. Mas como a vida continua, amanhã você estréia no bordel.

O que estes ETs vieram fazer na história?
Será que se foram da mesma forma estúpida com que entraram?
Confira no próximo e emocionante capítulo!

quarta-feira, 29 de julho de 2009

Quinta musical - Beirut

Preciso parar com o café, fico acordado a noite inteira e parecendo um zumbie durante o dia.
Bem nesta madrugada de quinta, lembrei da quinta musical, o qual não lembro a várias quintas atrás. Escutando várias músicas lembrei-me de Beirut, uma ótima banda que escutei pela primeira vez no seriado Capitu, a Elephant Gun, música de abertura da série Capitu da TV Globo (muito bom por sinal). Fiquei fascinado pelo estilo de música cigana, uma mistura de bandolin e acordeon com fanfarra, achei o máximo, a partir disso queria saber o nome da música e de quem cantava de qualquer maneira, até que uma amiga mais rapida do que eu me falou o nome da banda, o qual já baixei o CD e curti muito todas as músicas e o estilo bem original todas compostas pelo pequeno grande Zach Condon.








Beirut fará Show em São Paulo, Rio de Janeiro e Salvador em Setembro. Eu vou.

Campanha faça Xixi no Banho

Este comercial irá ao ar em agosto, trata-se de uma forma
de economizar água evitando dar muitas descargas no vaso
sanitário, já que para cada descarga acionada, se gasta de
2 a 5 litros de água potável dependendo da intensidade que
o botão é acionado.
Portanto se vai tomar banho e fazer xixi? Faça no banho.


terça-feira, 28 de julho de 2009

Ar condicionado funciona com energia Solar

Engenheiros espanhóis desenvolveram o protótipo de um sistema de ar-condicionado alimentado por energia solar especialmente projetado para aplicações domésticas. Mais eficiente do que os equipamentos comerciais, o aparelho resfria um ambiente com um volume de até 120 m3, ou 40 m2 de área.

Como todos devem saber, os aparelhos de ar condicionado convencionais funcionam com gás e esse gás destrói a camada de ozônio, como hoje muitas empresas não estão nem aí para o planeta, optam pelos ar-condicinados que ultilizam gás, já que o custo de instalação e manutenção é bem menor do que os que ultilizam o sistema de água gelada.

Ar-condicionado solar

O aumento na eficiência deu-se graças à redução da quantidade de água necessária para que o aparelho funcione e à utilização de uma solução de brometo de lítio na captação da umidade do ar.

Segundo avaliação conduzida pela equipe do professor Marcelo Izquierdo, os aparelhos de ar-condicionado domésticos conseguem produzir água fria com temperaturas na faixa de 12º C a 16º C partindo de temperaturas externas entre 28º C e 34º C.

Graças aos melhoramentos introduzidos no projeto do ar-condicionado solar, ele é capaz de resfriar a água entre 7º C e 18º C a partir de temperaturas externas entre 33º C e 43º C.

Banimento dos HCFC

O desenvolvimento de sistemas de ar-condicionado domésticos utilizando gases que não afetem a camada de ozônio e que consumam menos energia é uma necessidade cada vez mais urgente.

O Protocolo de Montreal estabelece que todos os refrigerantes HCFC ainda utilizados deverão ser substituídos até o ano de 2020. E o consumo de energia dos equipamentos deverá ser equivalente a 25% do que era permitido em 1996.

O novo sistema de ar-condicionado também pode funcionar reaproveitando o calor exaurido na atmosfera por algum outro tipo de equipamento.

quarta-feira, 22 de julho de 2009

Vale a pena ver de novo - Jeitosinha em: Reconciliação de Jeitosinha e Bruno (Cap. XIII)


Capítulo XIII - Reconciliação de Jeitosinha e Bruno


A família finalmente percebeu que Ambrósio estava desaparecido. Ele não havia voltado da pescaria nem dado sinal de vida. Marilena chamou a Polícia, que pareceu não dar muita importância à ocorrência. Os dois policiais fizeram poucas perguntas, anotaram um boletim de forma burocrática e se foram em poucos minutos, levando uma foto do homem.
Jeitosinha chegou em casa quase na hora do almoço. Os irmãos não perceberam que ela passara a noite fora, mas sua mãe sim.
- Onde você estava? Perguntou Marilena.
Jeitosinha ignorou a abordagem.
- Sorte sua seu pai não estar por aqui. Ele não ia gostar disso... Insistiu Marilena, com um tom seco de reprovação na voz.
A resposta da filha foi carregada de ironia:
- O que poderia preocupá-lo, mamãe? O risco de que eu perca a virgindade ou volte grávida para casa?
Marilena tentou acariciar o cabelo da filha, que afastou sua mão com um gesto brusco.
- Não me encoste! Eu odeio você!
Um fio de lágrima escorreu pela face esquerda da sofrida mãe.
- Querida... Você é tão jovem... Tem uma vida pela frente! Ainda a tempo de encontrar a felicidade...
- Como eu poderia ser feliz? Eu sou uma mulher aprisionada no corpo de um homem!
- Veja o lado positivo...
Tentou consertar Marilena.
- Você não tem tensão pré-menstrual, não precisa sentar-se em privadas sujas de boate... Mantenha a calma e a resignação. Você ainda encontrará algum homem que a aceitara como você é!
- Sim.
Conjeturou Jeitosinha.
- “Este homem talvez seja Bruno. Mas como ele estará se sentindo depois de nossa estranha noite de amor?”
Ela pensou durante todo o dia no seu amado, reunindo forças para enfrentar sua primeira noite no bordel de luxo. Curiosamente, a expectativa de entregar-se a estranhos não a incomodava. Desde a revelação de sua condição, ela não se reconhecia naquele corpo. Não sentia que tivesse que zelar dele.
Eram nove da noite quando Jeitosinha entrou no fusca de Arlindo, rumo à casa de encontros. O local ficava próximo, mas era preciso percorrer um pequeno trecho numa estrada pouco movimentada. Justamente quando passavam pela parte mais escura e deserta do percurso, uma luz surgida do nada cegou momentaneamente Arlindo, impedindo-o de dirigir. O rapaz pisou no freio abruptamente. Antes que pudessem esboçar qualquer reação, as duas portas do carro foram abertas, e o casal foi retirado de dentro do veículo por mãos poderosas. Pouco antes de tomar uma descarga elétrica que a faria perder os sentidos, Jeitosinha pôde ver a face de seus raptores: eram homenzinhos verdes vestindo estranhos macacões prateados.
Jeitosinha e Arlindo nas mãos de ETs!
Confira no próximo e emocionante capítulo!

ROCKSTORY


Bem, aproveitando as postagem da história do rock, vou deixar aqui uma pequena homenagem e propaganda de uma banda de um amigo. Eles mandam muito bem no blues, a ROCKSTORY. Surgida na cidade de Rio Claro, a terra das bicicletas, a Rockstory embebidos em todos os sentidos e mergulhando noites adentro com doses letais de blues e rock'n roll 60/70. ROCKSTORY, nada mais é, que o convite de levar ao público de todas as idades e gerações, uma síntese venenosa e contagiante de clássicos destilados do velho rock'n roll e das velhas notas azuis, nascidas as margens do velho Mississipi. Bebendo néctar do blues e dos clássicos de grandes músicos e bandas como: The Cream, Steve Ray Vaughn, Blues Etílicos, ZZ Top, Jimi Hendrix, BB King, Eric Clapton, e por aí segue essa veia aberta, com solos de guitarra infernais, levadas poderosas de baixo e bateria e algumas cervejas geladas até a última gota, bem do geito que qualquer bluseiro rockeiro gosta. ROCKSTORY, essa banda rioclarense formada pelo guitarrista Nando Yansen e o baixista/vocalista Luciano Zanetti, ambos músicos remanescentes da velhaBeer Brothers, agora aliados ao baterista/vocalista Rina Ribeiro, tocam juntos uma boa música com as guitarras mais afiadas e vivas do que nunca, tocada por corações e almas que pulsam e acreditam numa boa noitada de blues e rock'n roll para espantar os males da vida.

História do Rock - Anos 50


Anos 50: os primeiros passos


Uma novidade musical norte-americana criada por negros

Os primeiros passos do rock’n’roll foram dados na década de 50, quando o ritmo ainda era bastante influenciado pela sua origem; o blues. Considerado o pai do rock, Bill Haley (foto), transformou a música baseada no country, e a criou numa nova batida rítmica - rápida, acentuada e dançante.

Bill e sua banda, The Comets, foram os responsáveis pelo sucesso “Shake, Rattle and Roll”, um dos primeiros sons roqueiros a tocar nas rádios, em meados de 1954. O rei do rock, Elvis Presley surgiu no ano seguinte, e conquistou uma legião de fãs, graças ao seu rebolado revolucionário e canções que uniam diversas vertentes, como folk e rhythm & blues.

Ao mesmo tempo, Chuck Berry aparecia na paradas graças ao apelo rebelde de suas músicas, que chocavam grande parte da sociedade conservadora da época. Já o seu amigo, Little Richard (foto), era temido com seu visual afeminado. Usava maquiagem em excesso e tinha um penteado no mínimo exótico. Little foi o responsável pelo verso que viria a ser para sempre o grito de guerra mais conhecido do rock: "a wop bop a loo bop a lop bam boom”, da canção “Tutti Frutti”.


No Brasil

O marco inicial do rock brasileiro é datado de 24 de outubro de 1955, quando foi lançada, na voz de Nora Ney (foto), a música “Ronda das Horas”, uma versão de “Rock Around the Clock”, um dos primeiros sucessos do gênero, originalmente gravado por Bill Haley.

Depois do inusitado hit inaugural, os brasileiros simpatizaram com a subversiva novidade norte-americana, que começou a ser assimilada por cantores como Cauby Peixoto, que em 1957 gravou a primeira faixa tipicamente nacional dentro do gênero: “Rock and Roll em Copacabana”, do compositor Miguel Gustavo.

Uma nova juventude começou a surgir, adotando como principal lema a contestação dos padrões da época, e as primeiras “baladas” rock’n’roll se concentravam em shows regionais, bailes, e festas das rádios (o meio de comunicação mais abrangente da epóca), sendo que a moda ainda era dançar juntinho, só que com movimentos mais rápidos e ousados.

Na década de 50 nasce o imortal rock’n’roll.

Topete e muito couro

Desde que o rock surgiu, nos anos 50, além da música, a juventude também é influenciada pelo vestuário que seus ídolos usam, propondo as tendências de moda da época.

O primeiro sinônimo de moda roqueira surgiu com o motorista de caminhão Elvis Presley, que apareceu com um topete e costeletas, vestido com uma roupa de couro. Afinal, a moda da época era o couro dos pés à cabeça.

No decorrer de sua carreria, o “rei do rock” abusava do veludo e das calças boca-de-sino. A sensualidade e o estilo do cantor tomaram conta dos corações femininos e dos guarda-roupas, principalmente, masculinos.

Nas ruas, a moda de 50 foi marcada por uma juventude de cabelos armados. A maquiagem era pesada, sempre com o grosso delineador nos olhos. Os jeans bem escuros, suéteres e as saias rodadas eram peças curingas nos salões de rock. A imagem do jovem de blusão de couro e topete, em motos ou lambretas, identificava o estilo de um rebelde ingênuo e conquistador.

No final da década, as garotas bem comportadas já começavam a abandonar as saias rodadas e partiam para as calças cigarette, um prenúncio de liberdade e igualdade dos anos 60.

segunda-feira, 20 de julho de 2009

Times de vermelho tem maior chances de vitória

O resultado da final da Libertadores do dia 15/07, com o Estudiantes da Argentina levando a taça por 2 a 1 em cima do Cruzeiro, pode ter surpreendido alguns torcedores. Mas estudos comprovaram que, na maioria das disputas que envolvem times com uniformes azuis e vermelhos, tudo conspira a favor do time vermelho.

Isso acontece porque, segundo estudos revelaram na época, a cor vermelha incentiva a concentração e inspira o medo no adversário (além de deixar as mulheres mais sensuais e mais desejáveis, mas isso já é outra história). A cor influencia ainda a decisão dos árbitros. Experimentos feitos por pesquisadores alemães mostraram que os juízes favorecem 13% mais os jogadores de vermelho do que os de azul.

No futebol brasileiro a teoria se comprova. Por exemplo, nos jogos do Grenal (clássico do futebol gaúcho entre Grêmio e Internacional), o Internacional (que tem uniforme vermelho) venceu 22 partidas a mais que o Grêmio (de uniforme azul).

Não é a toa que nas antigas guerras usavam a estrátégia de manchar as vestes com sangue para inibir o inimigo.

Por isso amigo, quer vencer alguem em algum duelo? Vista vermelho.

sexta-feira, 17 de julho de 2009

Sexta-Feira exausta

Tudo bem que escrevi esse post já na madrugada de sexta para sábado, já que só agora consegui sentar para escrever um pouco... foi uma sexta-feira exaustiva já acordando de ressaca com o cachorro lambendo sua cara. Ainda bem que existe o boldo. Mas não termina por aí, sexta, além de trabalho duro teve um ensaio em que o principal vocalista não aparece e adivinhem só quem teve de substituir?? háaa nada menos que o cara da ressaca e exausto logo ali. Me senti um super músico tocando teclado meia lua violao e no vocal. Já viram o curta da PIXAR "O homem de uma banda só"?, me senti esse cara. Pois bem e ainda durante o ensaio recebi um telefonema me convidando para ir numa tal de noite da Piriguete, acho que éh assim que se escreve. Não fui claro, mas não fui por que estava cansado, mas fiquei curioso. Bom depois do ensaio fomos comer um lanche com a galera da banda, coloquei o rádio na nova FM e estava tocando Manoel, do Ed Motta, mó cara que não escutava aquela música, até baixei ela e analisando, até que é uma ótima música pela época ser MPB. Acho que curti mais hoje do que na época em que era criança e ouvia essa música.

terça-feira, 14 de julho de 2009

Vale a pena ver de novo - Jeitosinha em: Pretensões de Arlindo (Cap. XII)


Capítulo XII - Pretensões de Arlindo


Jeitosinha não acreditava no que acabava de ouvir. Desde a revelação de seu trágico segredo, sentia-se num pesadelo sem fim. Não bastasse todo o ódio em seu coração, o estranho desfecho da morte do pai e a perda de Bruno, seu amado, agora a nossa heroína era chantageada pelo cruel Arlindo!
- Você quer que eu me prostitua?
- Sim.
Concordou o irmão, sem um pingo de emoção na voz.
- Existe um bordel de luxo aqui perto de casa... Pessoas exóticas como você podem ter um bom valor no mercado.
- M-mas... Eu sou virgem! Sou inocente! Retrucou Jeitosinha, aos prantos.
- Pois você tem até amanhã para aprender o que precisa.
Arlindo deixou o quarto da loira batendo a porta. Adenair entrou em seguida, curioso em saber o que acontecera. Jeitosinha contou resumidamente a história.
- Mas não pode ser! Você precisará matá-lo também! Reagiu o enrustido, batendo o pezinho nervosamente.
- Sim, mas não poderei fazê-lo agora. Não com o estranho desaparecimento do corpo de papai. Precisamos desvendar primeiro este mistério. Disse Jeitosinha, recompondo-se.
- Então você...
- Não resta outra alternativa, Adenair. Terei que me submeter aos caprichos de Arlindo. E pode ter certeza: estarei mais pronta amanhã do que ele pensa!
Pela primeira vez desde o rompimento, Jeitosinha voltou àquela noite ao apartamento de Bruno. Encontrou-o em estado de total desespero, sorvendo doses e mais dose de uísque barato.
- Você destruiu a minha vida! Lamentou o jovem.
A loira, usando um vestidinho curto, sentou-se no seu colo. Numa explosão de luxúria, enfiou a língua na boca de Bruno, antes que ele pudesse esboçar qualquer reação. Num primeiro momento ele retribuiu ao carinho, mas logo se lembrou de que estava beijando um homem.
Rejeição e desejo se sucediam em ondas no coração de Bruno. Mas ele havia bebido bastante e amava Jeitosinha...
No dia seguinte, consumada uma louca e completa noite de amor, a loira acordou e viu Bruno, de pé, contemplando-a. Ela abriu um sorriso, mas não foi retribuída.
- Você é tão bonita... Murmurou o rapaz, com um semblante que mais sugeria um lamento que um elogio.
- O que você achou da noite, meu amor?
- Eu... Eu estou confuso... Foi tudo muito diferente... Vi-me fazendo coisas que nunca imaginei ser capaz...
- Calma meu amor...
Respondeu docemente Jeitosinha.
- Sente-se aqui ao meu lado e vamos, conversar melhor sobre isso...
- Bem...
Respondeu Bruno, com um sorrisinho sem graça.
-Podemos até conversar. Mas sentar, eu não consigo...


segunda-feira, 13 de julho de 2009

Árvores artificiais contra aquecimento global

Um grupo de cientistas da Universidade de Colúmbia, nos Estados Unidos, anunciou ter criado árvores artificiais que podem ajudar no combate ao aquecimento global, capazes de absorver CO2 da atmosfera quase mil vezes mais rapidamente do que árvores de verdade.

A estrutura tem galhos semelhantes aos de pinheiros, mas não precisa de sol nem água para funcionar. O segredo está nas folhas, feitas de um material plástico capaz de absorver dióxido de carbono, um dos principais gases responsáveis pelo efeito estufa.

"Da mesma forma que o faz uma árvore natural, a medida que o ar flui pelas folhas, estas folhas absorvem o CO2 e o mantêm preso", explicou o cientista Klaus Lackner, geofísico do Centro de Engenharia da Terra da Universidade de Colúmbia, em Nova Iorque.

No entanto, enquanto árvores e outras plantas armazenam o gás em seus tecidos, a árvore artificial guarda o CO2 em um filtro, que comprime o gás e o transforma em líquido. Desta forma, o CO2 poderia ser enterrado e armazenado permanentemente debaixo da terra.

Árvores artificiais

Embora alguns ambientalistas critiquem os métodos de enterrar dióxido de carbono, Lackner afirma que o uso de suas árvores daria ao mundo tempo para encontrar alternativas melhores, como, por exemplo, o desenvolvimento de energias "limpas", que não produzem gases. O grupo de pesquisadores americanos criou um protótipo pequeno, mas afirma ser possível produzir um modelo maior.

"O que vejo a curto prazo é um aparelho do tamanho de um caminhão no qual se podem instalar as folhas numa caixa parecida com o filtro de uma caldeira. Cada máquina teria 30 filtros que juntos mediriam 2,5 m de altura e um metro de largura", disse Lackner. Esta torre de atuaria como um centro de captação ao ar livre, enquanto o CO2 capturado ficaria armazenado em outra torre.

De acordo com Klaus Lackner, cada uma dessas árvores artificiais poderia absorver uma tonelada de dióxido de carbono por dia, tirando da atmosfera CO2 equivalente ao produzido por 20 carros. Isso significa que, para que a tecnologia tivesse algum impacto sobre o clima no planeta, seriam necessários milhões de unidades delas. No entanto, a tecnologia não é barata. Calcula-se que cada uma dessas máquinas custaria cerca de US$30 mil (quase R$ 60 mil).

Esquecendo as florestas de verdade

Mesmo assim, Lackner acredita ter em suas mãos uma tecnologia economicamente viável. "O mundo produz cerca de 70 milhões de carros por ano, quer dizer, a produção de unidades neste patamar é certamente possível e também existe espaço suficiente no mundo para instalar as máquinas", disse.

O pesquisador calcula que, se fossem instalados dez milhões de "árvores artificiais" no mundo, cerca de 3,6 gigatoneladas de CO2 seriam retiradas do ar todo ano. Atualmente, o mundo produz 30 gigatoneladas de CO2 por ano. Por isso, Lackner defende a sua invenção como parte de uma estratégia global, de forma a criar uma sociedade que seja neutra na produção e absorção de carbono.

Seria o fim das florestas de verdade?


Fonte BBC Brasil - 13/07/09

13 de julho - Dia Mundial do Rock

Final de semana foi recheado com muito rock e blues, assim resolvi fazer uma homenagem para quem curte e aproveitando o dia mundial do rock. O número 13 para muitos é considerado a simbologia do azar. Para o técnico Zagallo é o número da sorte. Mas, fora essas prenuncias místicas, exatamente no dia 13 de Julho comemora-se o Dia Mundial do Rock, um gênero musical que influenciou e influência inúmeras gerações. Com estilo rebelde, inquisitor, ativista ou mesmo embriagado, ele modificou o mundo com os jovens que se cansaram da mesmice e tradição impostas pela sociedade.
Nesses anos de vida, o rock, que não é apenas música, e sim comportamento, pensamento, moda - uma religião -, está cada vez mais maduro e com espírito evolutivo, vive em constante transição - um camaleão sonoro. E nesse gênero, que tem seus cavaleiros como Elvis, Ozzy, Iron Maiden, Scorpions, The Smiths, Titãs, Olho Seco, como sempre segue rolando como as pedras durante os anos.
Além da música, o rock está sempre presente na moda e no comportamento das pessoas, que muitas vezes são ditadas por seus ídolos.
Pensando nisso, irei postando a Evolução do Rock desde os anos 50.
Deixo aqui também um vídeo de um clip de uma banda rock blues, a velha e conhecida The Cream.

domingo, 12 de julho de 2009

Vamos fazer... isso também no Brasil

Incrível o que se pode fazer com uma idéia e força de vontade. E depois ainda me dizem que não há como salvar o planeta... tsc tsc.. falar o que... Let's do It Estonia



Se alguém souber de algo parecido aqui no Brasil ou for fazer isso por favor me avisem.

sábado, 11 de julho de 2009

Vale a pena ver de novo - Jeitosinha em: A Revolta de Arlindo (Cap. XI)

Capítulo XI - Revolta de Arlindo
- Você nunca me enganou, Jeitosinha...
A voz de Arlindo destilava revolta e ódio.
- Vou contar seu segredo ao papai, assim que ele voltar da pescaria! Aliás, vou contar ao mundo!
- Contar ao papai? Espantou-se a moça.
Então Arlindo não sabia que o pai estava morto! Não foi ele quem escondeu o corpo! Jeitosinha estava tão fragilizada que acabou assumindo sua bizarra condição ao irmão.
- Sim, Arlindo. Sou uma mulher aprisionada no corpo de um homem. Mas sou a maior vítima desta situação! Eu lhe imploro: não revele o meu segredo!
- Não adianta, Jeitosinha...
Retrucou o magoado Arlindo.
- Toda a minha vida, eu sempre brinquei com cavalinhos feitos de palitos de fósforo fincados em batatas, enquanto a princesa tinha os mais caros brinquedos. Toda a minha vida, eu dormi espremido num beliche, com os pés do Amarildo tocando as minhas narinas, enquanto você tinha seu quarto e finos lençóis de seda...
Arlindo agarrou Jeitosinha pelos braços e fitou o fundo de seus olhos.
- Mas o que eu nunca vou perdoar mesmo foi àquela surra que levei quando descobri a verdade sobre você... Arlindo tremia de rancor.
- Mas nem eu mesma sabia! Tentou defender-se Jeitosinha.
- Chega! Chega de suas mentiras! Arlindo virou-se em direção à porta.
A irmã, desesperada, lançou-se ao chão e abraçou seus pés.
- Não, Arlindo... Por favor, eu faço qualquer coisa!
- Qualquer coisa?
O tom do rapaz agora era mais suave.
- Comece mostrando-se para mim. Quero vê-la nua!
Relutante, Jeitosinha livrou-se de suas roupas e revelou seu corpo perfeito de mulher. Bem... Quase perfeito.
- Não é justo...
Balbuciou Arlindo, apontando o apêndice que fazia de Jeitosinha um quadro surrealista.
- Até neste quesito você ganha de mim...
- Por favor, não seja rude comigo...
- O que? Espantou-se o moço
- Você imaginou que eu quero tocar você? É ruim, heim?
- Mas... O que você quer então? Perguntou a moça, voltando a se vestir.
- Você vai me render dinheiro, irmãzinha. Muito dinheiro!

quarta-feira, 8 de julho de 2009

Primeiro ônibus brasuca a hidrogênio é apresentado em São Paulo

Água no escapamento

O Ônibus Brasileiro a Hidrogênio foi apresentado nesta quarta-feira (1º/7) em São Paulo, e começará a circular em testes na Região Metropolitana a partir de agosto.

A novidade é o uso do hidrogênio como combustível, liberando apenas vapor de água no escapamento. O hidrogênio é o elemento químico mais abundante da Terra, embora ele não ocorra livre na atmosfera, devendo ser produzido industrialmente.

Com a construção do primeiro veículo do tipo na América Latina, o Brasil passa a ter posição global de destaque nesta tecnologia, ao lado dos Estados Unidos, da Alemanha e da China.

Como funciona o ônibus a hidrogênio

O ônibus brasileiro a hidrogênio é movido a tração elétrica. O processo de propulsão (movimentação) do veículo ocorre quando o hidrogênio armazenado nos tanques do ônibus é injetado na célula a combustível. Lá ocorre um processo eletroquímico que produz energia elétrica por meio da fusão do hidrogênio com o oxigênio do ar, liberando água como subproduto.

O sistema de célula a combustível não produz nenhum tipo de poluente. É diferente dos ônibus com motores a diesel, no qual a energia térmica é transformada em energia mecânica, ao mesmo tempo em que o combustível queimado gera resíduos poluentes.

A energia elétrica, depois de armazenada nas baterias, movimenta o motor elétrico de tração (similar ao de um trólebus), instalado no eixo traseiro do ônibus, gerando energia mecânica.

Propulsão híbrida

O ônibus é híbrido (célula a combustível a hidrogênio + três baterias de alto desempenho) e possui autonomia de rodagem de 300 km com o uso do hidrogênio. Se necessário, consegue rodar mais 40 km utilizando a energia reservada nas baterias. Pode ser operado exclusivamente com as células a combustível, somente com as baterias ou utilizar os dois sistemas simultaneamente.

O veículo tem capacidade para armazenar 45 kg de hidrogênio em nove tanques e sua média de consumo é de 15 kg de hidrogênio a cada 100 km percorridos.

O ônibus também conta com um dispositivo de regeneração do sistema de frenagem (aproveitamento do calor), semelhante ao empregado na Fórmula 1, no qual a energia é armazenada nas baterias e usada na necessidade de maior potência na movimentação do veículo (em subidas, por exemplo).

"O Brasil é um dos cinco países do mundo que dominam a tecnologia e que têm ônibus movidos a hidrogênio. Também é importante salientar que somos o único, entre esses países, que detém uma tecnologia híbrida, como segunda opção para o ônibus a hidrogênio: a eletricidade", disse o governador José Serra durante a apresentação.

Produção de hidrogênio

Construído em Caxias do Sul (RS) pela Tuttotrasporti e pela Marcopolo, o protótipo passou pelos testes automotivos necessários para a sua homologação. Os outros três veículos serão incluídos no sistema a partir de 2010.

O projeto prevê a fabricação de até quatro veículos, mais a montagem da estação de produção de hidrogênio e abastecimento dos ônibus, em São Bernardo do Campo, com o apoio técnico da Petrobras, da BR Distribuidora e da AES Eletropaulo.

O projeto começou há 15 anos quando a Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo, empresa vinculada à Secretaria de Estado dos Transportes Metropolitanos (EMTU/SP), e o Ministério das Minas e Energia iniciaram estudos para o uso do hidrogênio como combustível em ônibus urbanos.

O Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) destinou US$ 16 milhões do Global Environmental Facility (GEF) para a iniciativa. O Brasil foi beneficiado com o financiamento por ser um país de economia emergente, maior produtor (50 mil unidades por ano) e o maior mercado consumidor de ônibus do mundo.

Testes dos ônibus a hidrogênio

A EMTU/SP, coordenadora nacional do projeto, será responsável pelo acompanhamento e avaliação do desempenho dos veículos que circularão nas 13 linhas do Corredor Metropolitano ABD (São Mateus / Jabaquara), operado pela concessionária Metra.

"Será um teste muito importante do ponto de vista operacional, pois é preciso examinar a economicidade e a viabilidade econômica do projeto. O projeto vale um grande investimento inicial porque se trata de uma tecnologia e uma forma nova de transporte", disse Serra.

Esse trabalho será feito até 2011 com os quatro ônibus previstos no projeto. Após o período de testes, os veículos serão incorporados à frota operacional do corredor.

terça-feira, 7 de julho de 2009

Erro Humano faz Twitter suspender contas

Um erro humano para variar fez a direção do Twitter suspender várias contas por engano inclusive a minha conta neste final de semana. A confusão foi confirmada, no último domingo, no blog oficial do serviço de microblog pelos próprios administradores da página.

As contas afetadas deverão ser normalizadas nas próximas horas, segundo a direção da página. Não se sabe quantos perfis foram prejudicas pela falha humana. O erro fez com que vários usuários suspeitassem de uma possível censura no site (Deve ser por estar ligado a história de Jeitosinha).

"Nos desculpamos pela falha humana que causou esses erros de suspensão (das contas). Nós estamos trabalhando para recuperar os perfis afetados", informou o comunicado oficial do Twitter.

Bom espero que em breve resolvam esse problema, to com saudades dessa ave do twitter.

segunda-feira, 6 de julho de 2009

Vale a pena ver de novo - Jeitosinha em: Mistério na casa de Jeitosinha (Cap. X)

Capítulo X - Mistério na casa de Jeitosinha


Naquela manhã de Segunda, a mãe e os sete irmãos sentaram-se juntos para o café, na longa mesa da copa. Era tradicionalmente o momento em que a família colocava seus assuntos em dia. Mas um silêncio incômodo pairava no ar. Jeitosinha sondou cada rosto, buscando em algum deles um sinal que indicasse quem escondeu o corpo de Ambrósio. É claro que o pai não retornara da pescaria na noite anterior. Mas porque ninguém parecia se importar com o fato?
Disfarçando o nervosismo, a moça arriscou perguntar à mãe:
- O papai não voltaria ontem?
- Sim, querida.
Respondeu Marilena.
- Mas ele ligou dizendo que uma ponte caiu e que eles estão isolados na vila onde foram pescar.
- Era a voz dele, mãe? Tem certeza?
- Que pergunta... Claro, minha filha. A ligação estava ruim, mal escutei o que ele dizia. Mas quem mais poderia ser?
Arlindo, o ciumento irmão mais velho, esboçou um sorriso enigmático, que Jeitosinha rapidamente captou como um indício de culpa.
- "Sim! Arlindo! Só pode ser ele!".
Pensou.
- "Arlindo sempre desconfiou de que havia algo errado comigo. Ele nunca perdoou papai pelo carinho que me dedicava. Ele sabe, por alguma razão, que fui eu quem matou papai e apagou as evidências como parte de um plano de vingança! Mas porque esconder o corpo, ao invés de simplesmente me entregar à Polícia?"
As perguntas atormentavam a mente limitada de nossa heroína loira. Ela voltou para o quarto, cobriu o rosto com o travesseiro e começou a chorar baixinho. No princípio, chorava por medo, pela confusão que tomara conta de sua vida, mas logo sua dor se transfigurou e Jeitosinha passou a verter seu pranto por saudades de Bruno. Lembrava-se das mãos do amado percorrendo seu corpo. Sentiu um calafrio e uma onda de excitação só de imaginar o toque suave de seus dedos. Neste momento, abruptamente, Arlindo abre a porta. Jeitosinha ainda tem tempo de disfarçar as lágrimas. Mas não a ereção.
- Ahá... Eu sabia!
Bradou o irmão, radiante, enquanto uma descarga de adrenalina fazia desaparecer do jeans apertado o volume comprometedor...


Não deixe de ler mais um capítulo intrigante de “Jeitosinha”.

domingo, 5 de julho de 2009

Paçoca da Dna. Tânia

Ontem fizemos uma festinha Julina, era para ser Junina mas como os meses passam rápidos não deu tempo. Pois bem, a receita de hoje é uma receita feita por minha prima que a nomeou originalmente de Paçoquinha, mais parecia um pé de moça porque estava meio mole, mas tudo bem. Segue abaixo a receita simples e muito saborosa:

1 pacote de amendoim.
1 lata de leite condensado.
1 pacote de bolacha maizena moída.

Coloque em um recipiente as bolachas moídas, o amendoim (sem casca) torrado e moído, 3 colheres de água e o leite condensado
Mexer bem (isto vira uma bolota mesmo), (não vai ao fogo)
Aí arrume esta massa em uma travessa sem untar, e vá pressionando bem com uma colher ou com as mãos (limpas) mesmo
Leve à geladeira por 10 minutos
Corte em quadradinhos

Vale a pena ver de novo - Jeitosinha em: A Surpresa (Cap. IX)

Capítulo IX - A surpresa


Passava da meia-noite quando Jeitosinha voltou para casa. Seu álibi foi perfeito; consumiu as últimas horas estudando Geografia com uma amiga, como costumava fazer. Ela estava impressionada com a própria frieza, conseguiu concentrar-se nos livros e conversar amenidades como se nada tivesse acontecido. Mas ainda sentia nas mãos o tremor da serra elétrica. Os gritos de Ambrósio continuavam ecoando em seus ouvidos. Eram sensações surpreendentemente gostosas.
Arrependimento mesmo, só o de ter perdido o capítulo da novela das nove.
- "A mamãe eu matarei na hora do Jornal Nacional". Jurou para si mesma.
As luzes da sala estavam acesas. Viu pela janela os vultos de seus familiares. Entrou pela porta principal se preparando para fingir dor e desespero ao se deparar com os pedaços de carne e ossos de seu pai espalhados pela sala. Mas qual não foi o seu espanto ao perceber que não havia na casa um só vestígio de seu crime hediondo! Quatro de seus irmãos, inclusive Adenair, estavam assistindo TV, tranqüilamente.
Sua mãe havia se recolhido ao quarto.
- Onde está o papai? Perguntou.
- Foi pescar. Respondeu Amarildo, o segundo filho de Ambrósio e Marilena.
- Pescar?
- Sim, deixou um bilhete com a mamãe, dizendo que resolveu na última hora e que volta amanhã à noite.
As belas pernas de Jeitosinha estremeceram e ela sentiu uma estranha vertigem. Realmente seu pai era dado a estes rompantes e o sumiço não chegava a espantar ninguém em sua casa.
- "Será que tudo não passou de uma alucinação?" Questionou-se.
Mas não. Observando o revestimento plástico do sofá onde o crime havia acontecido, percebeu o cheiro de detergente e marcas de pano, que sugeriam uma limpeza recente.
Jeitosinha puxou seu cúmplice, Adenair, até o quarto.
- O que está acontecendo?
- Eu e que te pergunto!
Retrucou o irmão.
- Você não iria matar o papai?
- Matei! Eu matei! Alguém escondeu os restos, limpou a sala e ainda deixou um falso bilhete para a mamãe!
Adenair deu um gritinho ansioso e histérico. Jeitosinha esbofeteou-lhe a face e disse, resoluta:
- Calma. Você já esperou mais de 20 anos. Não acho que seja a melhor hora pra soltar a franga...

Que estranho mistério se esconde na casa de Jeitosinha?
Confira no próximo e emocionante capítulo!

Acelerador de partículas natural na Via Láctea

O mistério dos raios cósmicos

Enquanto o LHC, o maior acelerador de partículas já construído pelo homem, continua se preparando para funcionar, cientistas do Telescópio Chandra, que explora o universo na faixa das micro-ondas, encontraram uma espécie de acelerador de partículas natural, localizado aqui mesmo na Via Láctea.

A descoberta resolve um mistério que permanecia sem explicação desde os voos dos astronautas da missão Apollo. Os astronautas relatavam que, mesmo de olhos fechados, viam estranhos flashes de luz.

Desde então, a explicação era que os flashes eram causados pelos raios cósmicos, partículas de altíssima energia que chegavam na Terra vindos de fora do Sistema Solar. Ao atingirem a Terra, eles têm energia suficiente até mesmo para causar problemas nos equipamentos eletrônicos das naves e satélites em órbita.

Mais forte que o LHC

Mas a pergunta que permanecia sem resposta era: O que acelera essas partículas, na maioria prótons, para fazê-los viajar em velocidades próximas à da Luz? Nem mesmo o LHC será capaz de acelerar partículas a velocidades tão altas quanto a desses raios cósmicos, que quase alcançam o "limite máximo de velocidade" do Universo.

O que os cientistas do observatório Chandra agora conseguiram foi flagrar em funcionamento esse acelerador de partículas natural. "Nossas observações mostraram a arma ainda fumegante," diz o a Dra. Eveline Helder.

"Você pode até mesmo dizer que agora nós confirmamos o calibre da arma usada para acelerar os raios cósmicos até suas tremendas energias," acrescenta Jacco Vink, que também participou da pesquisa.

Explosão de uma supernova

O estudo indica que os raios cósmicos são acelerados pela explosão estelar de uma supernova. Uma parte da energia da explosão é consumida para acelerar os raios cósmicos. Esse gasto de energia é feito às expensas do aquecimento do gás que se espalha da explosão, que se demonstrou ser muito mais frio do que as teorias previam.

Os cientistas observaram uma supernova que explodiu no ano 185 da nossa era e que foi detectada por astrônomos chineses da época. Os restos da explosão, conhecidos como RCW 86, estão a 8.200 anos-luz da Terra, na constelação Circinus (compasso).

Onda de choque estelar

O telescópio Chandra foi capaz de medir até mesmo a onda de choque causada pela explosão. Para isto, os pesquisadores usaram imagens captadas da RCW 86 com três anos de intervalo e descobriram que a onda de choque continua viajando a uma velocidade entre 10 e 30 milhões de quilômetros por hora, entre 1 e 3% da velocidade da luz.

A temperatura do gás atinge 30 milhões de graus Celsius, o que pode parecer muito, mas é muito menos do que o esperado. Dada a onda de choque da explosão, essa temperatura deveria ter aquecido o gás ao menos a meio bilhão de graus.

"A energia faltante é o que acelera os raios cósmicos," concluem os cientistas.


Que medo


Fonte: Redação do site I.N

quinta-feira, 2 de julho de 2009

Quinta musical

Hoje estava muito preguiçoso e musicando o tempo todo, em um momento musical lembrei-me de Brandi Carlile, uma bela cantora a qual sou apaixonado e que ainda por cima leva o sangue de Bob Dilan, não é a toa que a garota manda muito bem, afinal Tal pai tal Filha. Segue abaixo um videozinho de uma de minhas músicas favorita da garota.





Deixo aqui um link pra quem quiser o mp3 dessa música The Story.

http://migre.me/39gT

quarta-feira, 1 de julho de 2009

Vale a pena ver de novo - Jheitosinha em: Falsa Loira Nua (Cap. VIII)

Capítulo VIII - Falsa Loira Nua


Adenair, que era estagiário em uma repartição pública, conseguiu, sem chamar a atenção, retirar uma moto serra no almoxarifado da Prefeitura. Como o dia seguinte seria um Domingo, ele teria tempo de limpar a ferramenta e devolve-la a seu local de origem antes que dessem por sua falta.
Ao cair da noite, ninguém na família poderia imaginar o drama que se desenrolaria nas próximas horas. Um por um os irmãos mais velhos foram saindo, como quaisquer jovens numa noite de Sábado. Adenair foi o último a deixar a casa. Controlando as emoções, despediu-se do pai sem despertar suspeita. Enfim, a sós, Jeitosinha e Ambrósio assistiam ao telejornal das oito. Ela usava um vestidinho curto. Balançava provocativamente as pernas, mostrando toda a extensão de suas coxas bem torneadas. A loira sabia que o pai moralista logo iria implicar com a roupa.
- Precisa usar um vestido tão curto? Vá já vestir direito! Ordenou Ambrósio, apontando para o quarto de Jeitosinha.
Era a deixa que a moça esperava. Ela entrou no seu quarto e reapareceu poucos minutos depois, causando a última e pior visão que aquele homem rude jamais tivera. Sua filha, seu meigo tesouro, estava completamente nua, portando a serra elétrica. Mas o maior espanto de Ambrósio foi constatar a existência de uma outra ferramenta, pendurada entre as pernas da bela loira.
- Na-não pode ser! Não pode ser! O que é isso? Balbuciou o homem, com uma expressão patética, indicando o pênis de Jeitosinha.
-Isto é eu, papai! Eu sou o monstro que você criou!
O som ensurdecedor da serra abafou os gritos desesperados do homem, que de tão surpreso sequer teve forças para lutar. Minutos depois, tudo era silêncio e calma. Jeitosinha tomou um banho demorado, vestiu-se, escondeu a serra elétrica num terreno próximo, seguindo o plano previamente combinado com o irmão, e dirigiu-se tranqüilamente à casa de uma amiga, deixando montado na sala de sua casa um cenário assustador.
Estava encerrada a primeira etapa de sua vingança. Ou pelo menos, Jeitosinha imaginava que sim...

Ninguém desconfiará dos atos de Jeitosinha?
Confira no próximo e emocionante capítulo!
 

About me | Author Contact | Powered By Blogspot | © Copyright  2008