domingo, 21 de junho de 2009

Receitas de Inverno

Já faz algumas semanas que está fazendo um frio lascado, mas oficialmente o inverno começa hoje dia 21 de junho, e esse final de semana resolvemos juntar a galera e fazer só receitas para esquentar junto com o jogo do Brasil que goleou a tradicional Itália por 3 x 0. Alias já tá virando freguês essa Italinha. Bom deixo aqui duas receitas para se fazer no inverno, aproveitem e se fizerem me chame:

1º Receita - (Café Santo Antônio)

Ingredientes:

6 bagas de cardamomo (umas sementinhas que abre e dentro parece gengibre) achamos em uma casa de temperos ali próximo ao tradicional Mercadão de Limeira
10 colheres (sopa) de pó de café
1 colher (sopa) de gengibre em pó
1 colher (chá) de canela em pó
1/2 litro de água
3 colheres (sopa) de açúcar
2 colheres (sopa) de raspas de casca de limão (Mas pode ser meio limao expremido caso nao queira que fique muito ácido)

Modo de Preparo:
Retire as sementes de 6 bagas de cardamomo, triture-as no pilão e coloque no filtro para coar o café. Junte 10 colheres (sopa) de pó de café. Junte 10 colheres (sopa) de pó de café, 1 colher (sopa) de gengibre em pó e 1 colher (chá) de canlea em pó. Em seguida, ferva 1/2 litro de água filtrada e despeje no coador. Adicione 3 colheres (sopa) de açúcar e misture. Espalhe raspas de casca de limão (2 colheres de sopa) em 4 canecas esmaltadas, despeje o café e sirva a seguir.


2º Receita - (Quentão Paulista)

Ingredientes:

1 litro de cachaça
1 e 1/2 xícaras de açúcar
2 paus de canela médios
2 limões médios cortados em rodelas
casca de uma laranja
4 cravos-da-índia
60 g de gengibre cortado em fatias
2 xícaras de água

Modo de Preparo:
Coloque o açúcar em uma panela funda (2 litros de capacidade). Leve ao fogo e caramelize levemente. Com cuidado, acrescente a água fervente, os cravos-da-índia, gengibre, canela, fatias de limão e casca da laranja. Ferva em fogo baixo por cerca de 10 minutos para que o caramelo dissolva. Acrescente a cachaça e ferva novamente por cinco minutos. Coe e sirva em pequenas canecas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

About me | Author Contact | Powered By Blogspot | © Copyright  2008