sábado, 13 de junho de 2009

Reciclando papel, polpa árvores

Pois é, quem diria que precisaríamos de papel em pleno século XXI, tendo uma média no estado de São Paulo 1 computador para cada 3 habitantes. Muitos cientistas sociais acreditavam que o uso de papel diminuiria com o uso dos computadores, principalmente na indústria e nos escritórios, mas isso não ocorreu e o consumo de papel nas duas últimas décadas do século XX foi recorde e vem aumentando a cada ano.

A reciclagem do papel é tão importante quanto sua fabricação. A matéria prima para a fabricação do papel já está escassa, mesmo com políticas de reflorestamento e com uma maior conscientização da sociedade em geral.

Na fabricação de uma tonelada de papel, a partir de papel usado, o consumo de água é muitas vezes menor e o consumo de energia é cerca da metade. Economizam-se 2,5 barris de petróleo, 98 mil litros de água e 2.500 kw/h de energia elétrica com uma tonelada de papel reciclado.

O papel reciclado pode ser aplicado em caixas de papelão, sacolas, embalagens para ovos, bandejas para frutas, papel higiênico, cadernos e livros, material de escritório, envelopes, papel para impressão, entre outros usos.

O problema com o papel reciclado é o preconceito, já que o sulfite de reciclado nao é branquinho e tem uns manés que nem limpam a bunda com papel reciclado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

About me | Author Contact | Powered By Blogspot | © Copyright  2008