quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Residências mais Sustentáveis

Residência mais Sustentável

Como tudo hoje gira em torno da sustentabilidade, nossas casas não poderiam ficar de fora.
Aqui em Limeira, (minha terra natal) há vários projetos de bairros com casas sustentáveis. Em um bairro em particular, me chamou a atenção pelo aspecto em que tudo é aproveitado, desde o forro que são usados embalagens da TetraPak, o sistema doméstico de tratamento de esgoto para reutilizar a água a fins não potável, o reaproveitamento da água de chuva que são utilizados coletores de água e os aquecedores solares artesanais são as principais características dessas residências. Mas o melhor, é que o custo final não passa a de uma casa popular comum.




Coletores de água de chuva de baixo custo

Existem vários sistemas de coletores de água de Chuva, alguns sistemas são muito caros, como aqueles que o reservatório aterrado. Já este modelo de coletor da foto ao lado cuja patente não existe, foi exposto na feira Sustentar 2008, realizada em Campinas-SP, junto ao protótipo de uma casa sustentável e já vem sendo feito de maneira artesanal e aplicado em diversas Edificações. Este tipo de coletor é instalado diretamente no final da calha. Como ele fica próximo ao chão. Não tem pressão suficiente por exemplo para usar a mangueira longa para lavar o carro. Mas vai bem quando não exige distâncias longas como por exemplo para regar o jardim. O coletor da foto ao lado foi feito por Júlio Vallin, que ultiliza 3 desses em sua residência e tem uma economia de até 15% nos períodos chuvosos.

Materiais para fazer um coletor:
1 Tubo PVC 250mm ou mais X mais ou menos 1,00m
2 tampoes para isolar as saídas de água
1 torneira de jardinagem
1 cotovelo para usar de ladrão
1 tela de mosquiteiro e velcro para fazer o filtro

Sistema de aquecimento solar de água de baixo custo para habitações

Esses tipos de aquecedores não são tão eficientes quando comparados aos aquecedores convencionais, mas são bem mais baratos já que são feito de maneira artesanal e agregam grande valor de conhecimento para o usuário do produto. Dentre as várias maneiras de montar esses tipos de aquecedores, os mais vistos no Brasil se diferem pelo tipo de material utilizado na placa coletora que são os de PVC, mangueira de PEAD e de garrafa Pet.



O ASBC (aquecedor solar de baixo custo) denominado por esta sigla, foi desenvolvido pela Sociedade do Sol, localizada no CIETEC (Centro Incubador de Empresas Tecnológicas da USP), que tem como principal objetivo a disseminação da tecnologia que permite a montagem e a instalação de um sistema de aquecimento solar de baixo custo para as casas das comunidades mais carentes. O material predominante da placa coletora e da tubulação é a o PVC.

Apostilas são disponibilizadas para download na internet pelo site Sociedade do Sol com instruções detalhadas do material necessário e os procedimentos de montagem do KIT. O material pode ser encontrado nas lojas de materiais de construção e a montagem pode ser feita por qualquer pessoa.
O Programa ainda contga commateriais didáticos para professores de ensino fundamental e médio. Os professores, por meio de atividades escolares, direcionam a aquisição de conhecimentos e melhoram as atitudes e o comportamento de seus alunos tornando-os cidadãos conscientes, críticos e atuantes. A meta do programa é aumentar a cada ano o número de coletores em todo o Brasil  e diminuir cada vez mais o uso do Chuveiro Elétrico.

A contrução sustentável deverá melhorar muito a qualidade de vida dos habitantes da cidade, mas para isso é necessário haver um amplo programa de eduação ambiental para o grande público, informando que a agenda de sustentabilidade não se limita a floresta a ao mico leão dourado. Afinal, sem uma demanda consistente de mercado, estas novas propostas não se consolidarão. Esta é, certamente, uma tarefa para toda uma geração de profissionais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

About me | Author Contact | Powered By Blogspot | © Copyright  2008