terça-feira, 15 de setembro de 2009

A Revolução do 3D

A Era do gelo 3D e Avatar

Algum tempo atrás fui conferir a nova sala de cinema 3D do shopping Piracicaba. O filme era A Era do Gelo 3D. Achei que iria usar aqueles óculos vermelho e verde 3D anáglifos comuns no quais resultam uma sensação muito ruim, mas não, eu me enganei, logo na entrada distribuiram óculos com lentes acizentadas, já fiquei mais empolgado. Pois bem, logo no trailler de um filme 3D, já vi coisas saindo da tela e ficando a sua frente, achei o máximo, incrível, como conseguiram fazer tal efeito? Tirei o óculos e olhei para o projetor e vi que não havia um projetor, mas dois projetores, olhei para a tela sem os óculos e vi que a imagem ficava tremida, com os óculos as imagens juntavam. Foi aí que saquei o esquema, decidi pesquisar pra ver qual é e me surprendi ao saber que essa tecnologia é uma deixa para games em 3D, copa do mundo 3D, internet 3D, e um próximo filme que vai revolucionar de vez o cinema 3D, trata-se de Avatar. Uoow.

Como funciona o cinema 3D 


O esquema é simples porém só funciona quem enxerga com os 2 olhos, já que o truque é feito por que cada olho gera uma imagem 2D um pouco diferente, mas é éssa pequena diferença que nos dá a capacidade de enxergar distâncias e profundidade. É o deslocamento produzido entre a imagem do olho esquerdo e o direito que nos faz ver em 3D. Com isso, colocando 2 filmes para rodar na mesma tela (um para cada olho) e usando os óculos de policarbono com lentes polarizadas, é possível filtrar as projeções selecionando cada tipo de luz e o foco de uma das faixas do filme.
No caso de filmagens como Avatar que estréia em Dezembro, não é mais necessário gravar duas veses para fazer um efeito 3D. As filmagens usam uma nova câmera com duas lentes fixadas a seis centímetros uma da outra (a diferença simula a distância entre os dois olhos) e dois rolos de filme são usados simultaneamente.
O Projetor para as salas 3D também não são nada convencionais. Apesar de rodar 2 filmes de uma vez é usado apenas um projetor que pesa mais de uma tonelada e usa duas lâmpadas de 15.000 watts (um projetor comum usa lâmpadas entre 2.000 e 4.000 watts). A luz é tão potente que , se o equipamento estivesse instalado na Lua, seria possível observa-la aqui na Terra. O calor gerado pelas lâmpadas do projetor é capaz de queimar até madeira, por isso exige um sistema de resfriamento violento: são bombeados 1.600m³ de ar e 36 litros de água destilada por minuto.

Legendas? que nada, personagens com sotaque mesmo


Muita gente que já assistiu algum filme nesses cinemas 3D no Brasil deve ter reparado que todos os filmes são dublados. Essa é a parte ruim do cinema 3D, já que ainda não existe uma forma eficiente de legendar produções estereoscópicas. Para animações tudo bem, é até mais legal, já que são feitas ótimas dublagens, mas quero ver a hora que a maioria dos filmes forem feito para se ver em 3D. Houve muito debate sobre qual seria a melhor profundidade e posição para as letras na tela: na parte inferior como estamos acostumados? Mas aí entra o problema de desviar o foco devendo convergir a visão para ler o texto, isso cansa a vista e diminui o efeito tridimensional. Ou seja, por enquanto não tem jeito, o correto seria todo mundo aprender línguas estrangeira ou aguentar um Brad Pitt com sotaque de malandro carioca e uma Angelina Jolie que fala "Orra Meu" igual a uma paulistana.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

About me | Author Contact | Powered By Blogspot | © Copyright  2008